Páginas

dezembro 27, 2012

Crítica: 'Boardwalk Empire' termina temporada em alto nível

Realmente não existe meio gangster...


O final da segunda temporada de Boardwalk Empire, foi mostrada a face mais sombria do protagonista Nucky Thompson (Steve Buscemi). Sem hesitar, ele tirou a vida de Jimmy (Michael Pitt), da qual, mantinha um laço emocional e familiar que foi testado, quando o jovem rapaz se voltou contra Nucky. O fato chocou e balançou as estruturas da série que estava parada, sem grande ritmo e um protagonista sempre ofuscado por coadjuvantes. Eis que então, para criar novos conflitos e fazer uma oposição maior à Nucky, foi escalado Bobby Cannavale - que já tinha ressuscitado outra série fadada ao ostracismo, Nurse Jackie - e agora tinha a missão de acordar a região de Atlantic City em meados do século 20. A terceira temporada terminou no último domingo (23) na HBO Brasil e guardou boas emoções.

O personagem de Cannavale, Gyp Rosetti, é um antagonista bem violento que consegue arrancar ainda mais de Nucky seu lado mais sombrio. A disputa territorial entre os gangsteres foi o principal arco da temporada.  Rosetti consegue travar uma guerra brutal com o dono do império e, logo, muito sangue e derramado. Algumas cenas são de virar o estômago. Até no sexo Gyp se expressa de maneira altamente brutal. Por outro lado, os coadjuvantes ainda chamaram atenção mesmo após a morte de Jimmy.

A esposa de Nucky, Margaret (Kelly McDonald) começa a ansiar por uma liberdade prematura num momento onde as mulheres não tem voz ativa. Tenta sem sucesso emplacar aulas de orientação sexual para mulheres em um hospital e, também sem sucesso, arranja um amante com sonhos de fugir. Se nos anos 60, como Mad Men mostra a libertação sexual da época, é compreensível e triste ver as derrotas de uma mulher tão forte para esse tempo ainda tão distante. Em outra vertente, Margaret ainda conhece de perto a faceta terrível de Nucky numa cena em que assiste o marido recitando seu ódio aos inimigos para seus comparsas, após a explosão no píer da cidade. Nucky, em contrapartida arranjou uma amante ligada ao teatro e se envolveu com a moça.

Outros personagens tiveram suas histórias contadas e cada um guardou uma grande cena demonstrando as qualidades do elenco: Gillian, mãe de Jimmy (Gretchen Mol) transformou a mansão do falecido Comodoro em um bordel de luxo. Incorporou um luto pelo filho, da qual, possuíam um relacionamento incestuoso e conseguiu um corpo para o desaparecido rapaz (os meios para isso guardaram bons momentos e que mais a frente mostrariam como ela faz de tudo para defender o que é seu). Enquanto isso, o veterano de guerra Richard Harrow (Jack Huston) é o fiel cão de guarda dela e do filho de Jimmy. Apaixona-se, mas não consegue controlar seus impulsos violentos - que no final da temporada se conectam de forma brilhante com a guerra entre os chefões da máfia.

Eli (Shea Whigham), irmão de Nucky, foi libertado e teve o seu perdão. Owen (Charlie Cox) se transformou no amante da esposa de Nucky e seu braço direito, infelizmente não teve tempo pra muita coisa, mesmo que seu personagem estivesse crescendo e deixando nas entrelinhas intenções ambíguas em relação ao chefe. Van Alden (Michael Shannon), o ex-agente federal caído em desgraça, segue tentando viver como um pacato civil, porém, a suja cidade sempre encontra uma forma de contaminá-lo. Ele começa comercializando ferro de passar roupa, mas como uma fera, se revolta contra sua patética situação. Termina comercializando álcool. Seu caminho se cruza com Al Capone (Stephen Graham), que junto com outras gangues: Lucky Luciano (Vincent Piazza), Rothstein (Michael Stuhlbarg) e O’Banion (Arron Shiver) se organizaram para conquistar novos territórios, além de começarem a trabalhar com uma nova droga: a heroína.

Apesar de expandido, o universo da série segue fixado às suas raízes, e o cenário principal ainda é Atlantic City - palco de uma explosão, tiroteios e, como todos sabem, o império de Nucky. A corrupção ganhou mais destaque e assim todos os envolvidos com a lei seca no congresso. A série trilhou seu caminho mesmo que não muito original, mas que conseguiu prender a atenção com ótimas atuações e um roteiro bem elaborado. Boardwalk Empire termina sua terceira temporada e a pergunta que fica é: qual o próximo passo de Nucky?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.